Como abrir minha empresa na área médica?

Como abrir minha empresa na área médica?

Devido a dificuldades de mercado e o sonho de ser um profissional com mais autonomia, alguns recém formados em medicina estão optando por abrir seus próprios negócios na área da saúde.

E Assim como diversos outros profissionais, muitos médicos se veem na situação de ter que emitir notas fiscais, formalizar sua receita, ter que abrir uma empresa, mas não ter a mínima ideia de como fazer isso. Se esse é o seu caso ou tem curiosidade de saber como funciona a abertura de empresa para médicos, fique atento a este conteúdo que ele vai te interessar.

O processo de abertura de empresa para médicos é bem parecido com os das demais atividades de prestação de serviços. As maiores diferenças são com relação à responsabilidade técnica e ao formato de natureza jurídica proposto. Vale também lembrar que a empresa médica precisa fazer o registro junto ao conselho de classe (CREMESP).

Encontrar um contador é o primeiro passo pra você que quer começar um novo negócio e planejá-lo desde o início.

O serviço de contabilidade auxilia as pequenas e grandes empresas a resolver as questões contábeis e legais, de modo a maximizar os lucros, pagar os impostos em dia, emitir as notas fiscais da maneira correta e organizar as questões financeiras, burocráticas e jurídicas da empresa.

Por isso é tão importante que profissionais da área da saúde contratem esse tipo de serviço. Se você é um prestador de serviços autônomo na área da saúde, precisa ter as sua contabilidade, os seus tributos, as suas notas fiscais e contratos de prestação de serviços em dia. 

Encontrado o contador, o próximo passo é o contrato social, que, comparando, é para a pessoa jurídica o mesmo que uma certidão de nascimento é para a pessoa física. No documento, constam as regras e condições sob as quais a empresa funcionará e os direitos e as obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade.

Passado isso, é feito o registro na Junta Comercial do estado em que se pretende atuar, que é o órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais e o envio destas informações para Receita Federal expedir o CNPJ.

Em seguida, é feita a inscrição municipal junto a prefeitura do município, este cadastro é necessário para que o órgão autorize a empresa a realizar a prestação de serviços ao seus contratantes. Pela natureza da operação, poderá ocorrer da empresa não ser estabelecida, pois o médico que trabalha como PJ terá a empresa aberta no seu endereço residencial que será utilizado somente para fins de correspondência, uma vez que o serviços serão prestados em locais de terceiros (pronto socorro, clínicas e hospitais). 

Passado todo esse processo, você já estará apto para atuar com o próprio negócio! 

Meio complexo né? Precisa de ajuda? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat